USO
Lubrificante technosynthese®, projetado especificamente para fornecer proteção e ao mesmo tempo
economia de combustível em motores de última geração, turbo-alimentados ou não, que possuem injeção
direta de combustível Diesel, Flex ou Gasolina.
Recomendável para veículos que atendem as normas EURO IV, V e VI e requerem de lubrificantes ACEA
C3, de alta viscosidade HTHS (medida a Alta Temperatura e Alto Esforço de Cisalhamento) > 3,5 mPa.s
e tecnologia “mid SAPS” de teor meio de cinzas sulfatadas (=0,8%), fósforo (0,07%= x = 0,09%) e enxofre
(= 0,3%)
Graças a sua formulação, o produto é compatível com conversores catalíticos (CAT’s) e Filtros de
Partículas Diesel (DPF’s).
DESEMPENHO
STANDARDS ACEA C3
API Performance SN
HOMOLOGAÇÕES MB-Approval 229.51
VW 502.00 505.01
RECOMENDAÇÕES
Atende as exigências da norma FIAT 9.55535-S1, assim como também as
da maioria dos motores Diesel das montadoras asiáticas.
Os motores que atendem as normas antipoluição Euro IV, V e VI estão associados a sistemas de post
tratamento muito sensíveis. O enxofre e o fósforo inibem a função do catalisador, ocasionando um
tratamento ineficaz dos gases de escape. Aliás, as cinzas sulfatadas entopem o DPF, aumentando a
frequência das regenerações e o consumo de combustível, degradando rapidamente o óleo e diminuindo
a potência do motor.
O Motul 6100 Maxclean 5W-30 possui básicos technosynthese® junto com aditivos específicos de
modificação de fricção que, junto com a formulação mid-SAPS, fornecem uma película lubrificante
resistente, diminui o atrito do motor e protege os sistemas de post tratamento. O alto valor da viscosidade
HTHS assegura uma alta proteção contra o desgaste e a evaporação do óleo.
A homologação MB 229.51 é especialmente exigente no que se refere a conteúdo de Cinzas Sulfatadas,
Fósforo e Enxofre, para garantir a compatibilidade com os DPF. A norma 229.51 é recomendada para
alguns motores a gasolina e todos os motores diesel leve, com ou sem DPF (exceto os motores BlueTEC
com SCR, que precisam de um lubrificante com a norma 229.52)
As especificações VW 502.00 e 505.01 são particularmente exigentes a respeito da capacidade
detergente/ dispersante, resistência contra o desgaste e o aumento da viscosidade por fuligem,
especialmente trabalhando com motores de injeção direta diesel ou de gasolina.
A norma FIAT 9.55535-S1 combina alguns testes próprios com a norma ACEA C3, para garantir a
lubrificação dos motores diesel 1.3, 1.6 e 2.0L Multijet das marcas FIAT, Alfa Romeo e Lancia, produzidos
a partir do ano 2007.
MOTUL se reserva o direito de modificar as caraterísticas gerais que aparecem nesta ficha técnica de maneira tal de oferecer aos nossos Clientes
os últimos avanços técnicos. As especificações definitivas do produto serão as do momento do pedido, submetido às nossas condições gerais
de venda e garantia. Fabricado na França.
RECOMENDAÇÕES
Intervalo de troca: de acordo com as recomendações do fabricante e com ajuste de acordo com seu uso.
Não misturar com lubrificantes que não sejam ACEA C3. Antes do uso, consulte o manual do veículo.
PROPRIEDADES
Grau de Viscosidade SAE J 300 5W-30
Densidade a 20°C (68°F) ASTM D1298 0.850
Viscosidade a 40°C (104°F) ASTM D445 72.5 mm²/s
Viscosidade a 100°C (212°F) ASTM D445 12.3 mm²/s
Viscosidade HTHS a 150°C (302°F) ASTM D4741 3.4 mPa.s
Indice de Viscosidade ASTM D2270 160
Ponto de Fluidez ASTM D97 -32°C / -38.2 °F
Ponto de fulgor ASTM D92 220 °C / 446 °F
Cinzas sulfatadas ASTM D874 0,76% peso
TBN ASTM D2896 8.54 mg KOH/g